A Prefeitura realizou, na última sexta-feira (3/6), em parceria com o Fórum, mais uma Feira da Economia Solidária. A iniciativa reforça a importância da Economia Popular Solidária como política pública e a inserção no mercado de trabalho dos empreendedores (pequenos produtores) do município.
Para a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, essa segunda edição da feira realizada no estacionamento do Fórum Presidente Pedro Aleixo é a oportunidade de ampliação da participação de novos empreendimentos da Economia Solidária, dando oportunidade para mais pessoas.
A juíza diretora do foro, Mônica Silveira Vieira, diz que a iniciativa representa um esforço para concretização do papel do Poder Judiciário de promover ações que possam contribuir para a recuperação socioeconômica das pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A feira foi um evento que despertou em nós, servidores, a alegria do encontro. Isso é gratificante”, disse.
A subsecretária de Segurança Alimentar, Cida Miranda, considera muito importante esta experiência, porque um dos pilares para a garantia do direito à alimentação adequada é o reconhecimento das agriculturas urbana, familiar, camponesa e agroecológica como protagonistas da garantia da soberania e da segurança alimentar e nutricional. “A escolha de qual alimento levamos para a nossa mesa é um ato político. Portanto, vida-longa à Feira da Economia Solidária e da agricultura urbana e familiar no Fórum de Contagem. Agricultores e agricultoras ficaram muito felizes, venderam muito bem, especialmente os hortifruti”, destacou.
A agricultora Maria do Carmo Raimundo disse ter gostado muito de participar da feira no fórum. “Foi muito bom, vendi bem minhas verduras e frutas. Essa iniciativa é muito gratificante. As pessoas são muito educadas e quero, sim, participar de outras feiras sempre que possível”, disse.
A Feira de Economia Solidária contou com onze empreendimentos de artesanato, cinco de alimentação, três de doces e quitandas e três de agricultura urbana e familiar, novidade nessa segunda edição. A feira será fixa, sempre na primeira sexta-feira, após o 5° dia útil de cada mês, a próxima será no dia 08 de julho.
Serviço:
Feira Economia Solidária - Estacionamento Fórum Doutor Pedro Aleixo
Avenida Maria da Glória Rocha, 425 – Centro
Data: 08/7 – sexta-feira
Horário: 9h às 16h